sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2010 um ano de sucesso! Obrigado a todos!

Olá a todos e feliz ano novo! Que este ano seja cheio de alegrias e a vida vos corra o melhor possível!


Eram 00:00 do dia 1 de Janeiro de 2010 e estava eu sentado no sofá bastante doente, enquanto os meus pais viam o fogo de artificio lá fora. Deprimia pelo facto de estar doente e a passar a passagem de ano em casa (não que não fosse uma alegria passá-lo com os meus pais --'). Tinha o PokerStars aberto à minha frente mas não estava a jogar muito provavelmente porque não tinha dinheiro e decidi para mim mesmo como resolução de ano novo "Vou ser ganhador no Poker este ano". Começou tudo nesse dia com um carregamento de 10€ o que me deu 15.68$ na altura e ao acrescentar aos 0.02$ que já lá tinha totalizou um total de 15.70$ de banca inicial. Aqui começou a minha saga Pokeriana.

Tentarei fazer um post com tamanho decente e espero eu que interessante sobre os highlights do ano e a minha progressão no geral (Janeiro e Dezembro são os meses maiorzitos o resto é tudo mais pequeno).


Janeiro, O inicio:

Mal eu sabia que o ia conseguir mais facilmente e rapidamente do que alguma vez tinha imaginado. Começou logo tudo no dia 1. Lancei-me nos torneios 1.10$ 90 jogadores e logo no 3º ganhei-o acrescentando 25$ à minha conta. Nesta altura para mim ganhar um torneio destes era uma festa tão grande como ganhar um 4.40$ 180 jogadores hoje em dia. Nesse mesmo dia e apenas 5 torneios depois fiquei em 2º na Portuguese Poker League 1ª Divisão entre 403 jogadores onde shovei 27o lol com 11 BB's no heads up e levei call de AKo juntando mais 55$. Obviamente que no mesmo dia fui jogar coisas que não devia como NL25 mas no geral acabei bastante up e isto foi o começo de um bom presságio.
Durante o mês de Janeiro por duas vezes que a minha banca foi salva por um último torneio milagroso. Foi nesta altura que comecei aprender algo essencial para o meu jogo, a gestão de banca. Eu swingava bastante chegando a perder mais de 50% da banca num dia e recuperando no próximo e isto provocava-me um tilt enorme que desde que decidi jogar mega deep nunca mais voltou.
Eventualmente tinha consolidado a minha banca à volta dos 100$ durante vários dias até que no dia 16 de Janeiro fiz o meu maior cash de sempre até agora (o que acho bastante curioso pois era quando jogava pior) ficando em 3º num MTT com 3868 de 2.20 ganhando 464.16$ (AKs vs 77, short vs short).
Com isto levantei uma boa parte do dinheiro deixando lá 200$ e acabando o mês com 115$ de banca. Este provou-se ser o meu 2º mês mais lucrativo do ano com 584.29$ de lucro mas também um mês marcado pelo vicio neste jogo. Era época de exames e eu sendo dos que estuda na véspera passei um mês inteiro em Faro a jogar Poker apenas praticamente. Joguei no total para lá de 1300 torneios chegando a multi tablar mais de 15 mesas.
De mencionar que fiquei em 3º na Liga Portuguesa de Poker acrescentando 80$ à minha banca (este ano os bónus e cashes na Liga Portuguesa de Poker são cerca de 1/6 ou mais do meu lucro total onde tenho um ROI superior a 100%).
Depois deste mês bastante intenso e anormal de Poker simplesmente saturei do Poker e desde então que nunca mais joguei tanto na vida.


Fevereiro, As falsas esperanças:

Foi um mês estranho com várias swings superiores a 100$ como podem ver por este gráfico do SharkScope:


Como podem ver ali à volta do torneio 300 ganhei 215$. Isto foi um bilhete para o Sunday Million, um especial aonde deram o maior prize pool garantido de sempre no Sunday Million e como tal tinha decidido jogar boa parte da minha banca em satélites de 11$ para ganhar ticket e jogar o Sunday Million perseguindo o sonho mas o destino tinha outros planos para mim ou isto não acontecia: http://weaktight.com/2995205 (re-raise gigantesco meu). Sendo que para mim esta é oficialmente a bad beat do ano pela altura que foi, o torneio que foi e a maneira como foi. Mesmo assim e com tantos swings acabei o mês 38.78$ up.
O swings que vêm ali foram respectivamente um downswing a jogar 6.50$ Sits seguido de um 2º num 4.40$ 180 jogadores, um ticket Sunday Million usado e um 1º num 2.20$ 180 jogadores. Neste mês acabei jogando pouco mais do que 400 torneios bastante menos que Janeiro e felizmente o vicio sumiu-se graças à nossa amiga variância que me levou à fartura. Neste mês acabei por não poder jogar a Liga Portuguesa.


Março, Turbalhada:

Voltei a ter grandes swings mas acima de tudo por um culpado: os hyper-turbos de 9$. Disponibilizei-me a usar 18$ (LOL) da minha banca para experimentar e consegui runnar durante umas boas centenas de torneios até que no fim acabei mais de 100$ negativo pois uma vez lá em cima acreditei que conseguia voltar:


De resto foi um mês com praticamente tanto Poker como Fevereiro em que no fim e graças à Liga Portuguesa onde fiquei em 2º empatado acabei com um lucro de 188.41$. Os cashes mais importantes foram 95$ no 1 Million Turbo Takedown e 1º na Liga Portuguesa entre 404 que deu 91$.


Abril, PLO8? Como se joga? Não sei, mas bora!:

Foi um mês com menos volume (fui jogando menos e menos até Setembro) e o mês dos MTTs. Fiz duas mesas finais e uma grande run no 3.30+ em que acabei em 22º dando 115$. Já as mesas finais a primeira foi num 1.10$ 5º entre 4388 ganhando 186$ e a segunda foi ao jogar pela primeira vez um MTT de Pot Limit Omaha Hi/Lo a convite de um contacto que tinha no MSN ficando em 3º de 2348 ganhando 112$. Eu mal sabia as regras e fui lendo artigos de Poker enquanto jogava lol.
Neste mês tinha voltado à Liga Portuguesa de Poker mas nem pouco mais ou menos jogar perto da totalidade dos torneios acabando ainda assim em 10º. No fim rendeu um total de 314.16$.


Maio, Fiquei sem ideias:

Foi um mês com pouca história e ainda menos volume sendo que o meu lucro final baseou-se todo ao shipar um torneio 4.40$ de 180 jogadores que deu 216$. No fim infelizmente tive 77.13$ de lucro apenas. Mais uma vez acabei em 10º na Liga Portuguesa pelas mesmas razões que Abril sendo que esta foi a última vez que tinha jogado para o ranking da liga.


Junho, Julho e Agosto, Verão, amor pelo chão:

Junho e Julho foram os meus únicos dois meses perdedores perdendo 27.04$ e 20.64$ respectivamente. No primeiro joguei cerca de 400 torneios e no segundo apenas 160. Nada de mais aconteceu a nível de Poker (apenas um cash em mais um 1 Million Turbo Takedown). Tudo o que aconteceu mesmo foi começar a desacreditar no meu No Limit Hold'em, começando a explorar outros jogos até chegar ao meu adorado 8-Game.
Felizmente o Verão foi o mais ocupado de sempre que me lembro deixando muito pouco tempo para o Poker fazendo com que o mês de Agosto, em acréscimo com uns problemas pessoais, tenha sido o que oficialmente joguei menos (em volume) com menos de 100 torneios e algum Cash 8-Game. Acabei 170.96$ up graças a ganhar um bilhete para o Sunday Million.


Setembro, Amor no ar:

Passei do Hold'em para o 8-Game completamente neste mês jogando mais de 3.300 mãos Cash em 5 dias visto estar bastante doente e sem sair de casa uma vez.
Depois disto ao contrário do mês anterior deu-se uma reviravolta agradável a nível pessoal o que além de bom humor deu-me uns horários excelentes para trabalhar sem nunca jogar demasiado. Torneios joguei apenas 26 dos quais um satélite 2+R para o WCOOP 8-Game que deu 103$ de lucro.
No fim do mês tinha junto mais 5,300 mãos e acabando com um lucro de 132$ em Cash 8-Game. Lucro total do mês ficou-se pelos 210.32$


Outubro, A ilusão:

Comecei como tinha acabado o último mês no 8-Game Cash mas desta vez sem resultados e ao fim de mais de 4.5k mãos estava a perder pouco menos que um buy-in. Com isto acabei por descobrir a mina de ouro do 8-Game: os STT 3.25$ Turbo 6-Max. Deixo aqui o meu lucro para os SitnGo de 8-Game desde Setembro a Dezembro (sendo que joguei principalmente Outubro e Novembro) aonde tenho um ROI de 21.5% e um lucro de 357$ em 502 sits o que não era nada mau:


No entanto no mês de Outubro comecei por perder 100$ em NL Hold'em MTTs mas tive uma agradável surpresa no último dia de todos. Um Domingo em que fiquei em 1964 de 20814 jogadores no 1 Million Turbo Takedown e em 407 de 33476 no Sunday 1/4 Million ganhando respectivamente 110$ e 115$! Acabei o mês com um lucro de 198.51$.


Novembro, O Pai Natal veio mais cedo:

Novembro repetiu-se nos 8-Game jogando cerca de 300 torneios mas no fim o No Limit Hold'em deu-me um bónus com um 2º lugar num torneio 4.40$ 180 jogadores. Foi um mês no geral fantástico e bastante interessante pois o Pai Natal decidiu-me visitar naquilo que é a história mais peculiar que tenho a nível de Poker e que podem ler aqui, o meu post com mais "sucesso": http://almightysea.blogspot.com/2010/11/o-natal-veio-mais-cedo-uma-historia.html
Também foi um marco bastante importante na minha "carreira" como jogador visto ter alcançado os 1k de banca (mas o lucro já ia acima disso) que deu juntamente com o marco dos 50 seguidores no blog origem ao primeiro torneio do blog como celebração.
No fim foi um mês que rendeu apenas 137.57$ devido ao último dia onde levei umas valentes bad beats a jogar NL50 Cash (com boa razão para estar a jogar); foi o dia mais incrível penso eu em termos de azar no Poker que tive este ano, isto porque não foi só online pois de seguida ao vivo foi ainda pior.


Dezembro, EU AMO-TE!:

Dezembro é oficialmente o mês em que menos dias joguei se não me engano. Basta repararem que tenho 4 deprimentes posts de Tilt. Foi extremamente desgastante e sinto que me sugou toda a vontade de jogar mas no entanto foi de longe o meu melhor mês de sempre.
Farto do 8-Game e a estancar nos resultados decidi um dia jogar um pouco de Sits No Limit Hold'em só para perceber que estaria provavelmente a jogar melhor que nunca ganhando 90$ numa sample mínima com Sits entre 2.20$ e 4.40$. No dia a seguir voltei a fazer o mesmo ganhando mais 81$. Mais uma vez, no dia a seguir shippei um 4.40 180$ dando-me em apenas 3 dias mais de 300$ de lucro em samples muito pequenas. Mas insatisfeito e no dia seguinte (lol) faço 3º num MTT 4.40 [1R1A] com 361 jogadores ganhando o meu 2º maior prémio de sempre de 442$ ao mesmo tempo que o meu tilt a nível físico alcançava níveis abismais (algo que atribuo agora a uma vida com poucas responsabilidades e muita independência, há que saber crescer).
Depois destes resultados seguiram-se dois dias onde facilmente podia ter feito mais umas boas centenas de dólares mas com tanta bad beat tiltei tanto mas tanto que acabei por fazer o post mais infeliz do blog e acabei por enjoar do Poker como nunca sendo que até hoje continuo com vontade quase nula derivado desses dois dias.
Ainda assim não parei de jogar no total. Joguei menos de metade dos dias desde então mas sempre que jogava parecia que ganhava. Mais uma vez, bastante doente (fico doente muitas vezes mas os resultados aparecem sempre que estou, vá-se lá entender) o Beaaboy convence-me a jogar o PT PokerSeries de 16.50$ No Limit Hold'em o qual eu jogo sem grandes expectativas pois até então não tinha nem um cash nas Series. Para grande "in"felicidade minha acabei em 2º juntando mais 385$ à minha banca. Poucos dias depois volto a jogar um torneio e volto a ganhar desta vez a 1ª Divisão acrescentando mais 58$.
Isto em acumulado fez com que o meu lucro este mês tenha sido de 1235.97$! O maior de sempre!

Já no fim do mês praticamente que não joguei, só um ou outro torneio especial como o PT PokerSeries Stud o qual acabei por perder duma maneira muito triste. Mas mais importante foi o torneio de solidariedade que organizei onde queria que através da participação dos leitores alcança-se o valor máximo que me proponha doar e para um torneio em cima da hora conseguimos sendo que alguns participantes doaram por sua própria vontade 12€ que a juntar aos meus 35€ já hão de fazer alguém muito feliz.

Deixo por fim o gráfico do ano que o SharkScope me fornece que não é nem de perto nem de longe o mais correcto para ilustrar o meu lucro uma vez que falha todos os torneios regionais e privados, bónus, Cash Games e uns quantos outros torneios mas deixa uma ideia razoável das minhas swings e progresso:


E isto foi o meu ano. Um ano como nunca imaginei. Esperava eu no dia 1 de Janeiro de 2010 que a minha banca chegasse pelo verão às muito poucas centenas de dólares. Mas acima de tudo mesmo que não largasse os 1.10$ ou os 0.10$ que deixasse de ter de carregar a conta visto em 2009 ter perdido cerca de 500€ (não sei bem ao certo) embora levasse o Poker a brincar e até me cheguei achar um PRO a certa altura.
Enfim, tudo o que sei com TODA a certeza é que NUNCA me imaginei chegar ao fim do ano com 3179.72$ de lucro o que deu em Euros um total de 2307.78€! Em Janeiro e depois daquele sucesso tive como objectivo até ao fim do ano ter dois meses a superar o salário mínimo nacional actualmente em 475€. Só este mês o consegui sendo que em Janeiro tive perto e este mês quase fiz o dobro. Apesar disto acho que foi sem dúvida um primeiro ano de Poker levado a sério com muito sucesso.
O que realmente mais me orgulha, aquilo que me diz que não foi só sorte, que sou um jogador ganhador e não um jogador que tem lucro, se é que me faço entender, é o facto do meu lucro ser composto por vários pequenos cashes sem shippar nem um único grande prémio (embora gostasse ): dando-me garantias de que joguei um poker consistente e ganhador.

Agora vem o próximo ano que deixarei detalhes para outro post.

A todos os que me apoiaram um GRANDE obrigado! 

E a todos um ano próspero, cheio de saúde e felicidade!

Alguém leu tudo?

6 comentários:

  1. Grande post Seabra! Sim senhor... Digo em termos de qualidade claro...
    Um abraço e espero que 2011 seja igual, e melhor se possível...
    Boas entradas,
    Micael Gameiro

    ResponderEliminar
  2. Bom post! É um bom exemplo para quem ta a começar perceber o quanto a gestao de banca é importante para nestas fases negativas puder recuperar nos mesmos limites sem o stress de estourar a banca.

    Boas entradas

    ResponderEliminar
  3. Eu li tudo.

    Também estava a pensar fazer uma espécie de resumo do meu ano..mas não tenho tanto jeito como tu para escrever! Tambem comecei à um ano :)

    Bom ano! e GL!

    Cumps!

    ResponderEliminar
  4. Micael: Muito obrigado! Espero fazer mais posts com feedback igualmente bom. Um bom ano para ti também!
    Tropa: Era sem dúvida por ai que queria ir com este post. Mostrar erros que cometi mas dar ênfase aos sucessos e ajudar outros a sonhar
    Jota: Faz ;) Mesmo que comente pouco leio sempre (na última vez fiz um grande comentário mas o Google Chrome atrofiou e perdi-o). Coisa que nunca achei até porque acabei o Secundário como aluno externo a Português era que tinha jeito para escrever mas obrigado ;) e um bom ano cheio de sorte e saúde!

    ResponderEliminar
  5. boa sorte nisso :) é o que te digo, apesar de não te conhecer de lado nenhum, sou leitor do blog do acoimbra, e por conseguinte do teu(derivado da blogroll dele).

    apesar de eu nao ser ganhador no poker, grande parte devido ao meu passado tempestuoso com o TILT( eheh) e à minha falta de tempo para estudo do jogo.... que tenhas mais sorte que eu no river :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Miguel ;) Vais ver que assim que tiveres mais auto controlo tudo vai começar a mudar para melhor. Que este seja o teu ano no Poker ;) Boa sorte

    ResponderEliminar