segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estratégia futura em detalhe

Olá a todos!

Venho falar um pouco mais sobre aquilo que vou fazer. Neste momento já levantei todo o dinheiro em excesso e deixei lá 250$ certinhos.

O meu avanço, ou não, nos vários stakes será via uma gestão de 50 buy-ins não me preocupando para já se num certo stake tenho um $/hour superior e preocupar-me com dominar todos os aspectos do jogo e aprendendo com os melhores ao alcançar um stake com mais dificuldades. Uma coisa importante é que para a minha banca KO não vão contar os Knockouts, apenas e só o dinheiro ganho do prize pool. Sendo assim jogarei os seguintes stakes quando tiver este valor na banca:
70$ = 1.40$
250$ = 4.10$
337.50$ = 6.75$
675$ = 13.50$
1350$ = 27$

Querendo isto dizer que ao chegar aos 337.50$ salto directamente para os de 6.75 e ao chegar, imaginemos, aos 70$ de banca desço para os 1.40$ até voltar a ter 250$ ou ir busto.

Em termos de ROI tenho como expectativa um mínimo de 15% que daria aos 1000 jogos 615$ (se fiz bem as contas) isto jogando os de 4.10$ sem parar o que não se sucederia. De preferência queria um ROI acima dos 20% e falo aqui sempre pre-bounty. Os bounties nada contarão para isto.

De resto estarei a usar de software o Hold'em Manager pela HUD e para trackar o meu gráfico sem falhas que actualizarei no fim de cada sessão à mão uma vez que o auto-import é ridículo e mesmo ao importar os Tournament Histories solicitando-os no cliente dá às vezes valores errados. Além disso estarei também a usar o TableNinja que assim que o seu preço for menos de 10% da banca comprarei visto achar que é o único software de poker que realmente merece. De resto também tenho o SnGWizard mas pouco ou nada entendo daquilo tanto em termos software como provavelmente de perceber os conceitos na totalidade mas tentarei incorporá-lo. Por fim não terei subscrição no SharkScope visto não achar necessário para já.

Em termos de volume tentarei pôr 1200 jogos por mês o que dá cerca de 40 jogos por dia divididos em sessões de 20 bem controladas. Isto e se só jogasse os 4.10 daria 2310 VPPs por mês, uma vez que à partida e se tudo correr bem subo de nível poderei chegar pela primeira vez a GoldStar e uma vez feito nunca mais quererei ser menos que isso. Em relação ao número de mesas de jogo ontem ao falar com o beaaboy tive a melhor ideia para o assunto. O que tinha pensado fazer à partida era 500 jogos em 8 mesas seguidos de 500 jogos em 10 mesas seguidos de 500 jogos em 12 mesas, etc. Mas ai até começar a ter uma ideia de qual seria o valor ideal de mesas ia demorar uma eternidade. Portanto o que farei será a cada 100 jogos acrescentar duas mesas em ciclos de 500 ou seja estarei a jogar inicialmente entre 8 a 16 mesas em tile e overlap eventualmente (só consigo 12 no ecrã grande com o mínimo de overlap). Ao fazer dois ciclos se houver uma disparidade enorme no $/hour entre jogar 8 mesas e jogar as restantes eliminarei as 8 mesas dos ciclos e acrescentarei rondas de 18 mesas até que chegue ao valor certo.

De resto durante estas sessões só me autorizarei a usar o MSN e possivelmente skype. Nada de telemóveis, facebooks, televisões ou música sequer (que já aprendi que é -EV para as sessões).

Como já deve dar para perceber vou começar a levar o poker bem a sério e se os resultados vierem quando me perguntarem "o que é que fazes da vida?" e mencionar o poker referir-me-ei a ele como um trabalho, não uma distracção nem um divertimento ou um hobby. Isto é coisa para jogar 4-5 horas por dia pelas minhas projecções mas com a subida de stakes/mesas e se o ROI não diminuir poderei diminuir as horas de jogo uma vez que eu não estou à procura de fazer o máximo $/hour possível (embora queira este rentabilizado ao máximo) mas sim de um valor constante no final do mês que neste momento e para esta altura da minha vida situa-se entre os 400$-500€ (pensamentos algo conflituosos mas que hão de se transformar numa harmonia).

Com isto tudo e este rigor há uma última coisa que quero alcançar: dominar os conceitos do jogo. Neste momento se me perguntarem sobre posição ou gestão de banca sei responder em detalhe as suas importâncias. Em Janeiro do ano passado não dominava nenhum destes conceitos e mesmo depois de aprendê-los demorei imenso tempo a realmente entender o porquê de eles serem como são e de aplicá-los correctamente. Quero com isto dizer que muitos dos conceitos que eu já sei neste momento provavelmente não os explorei ao máximo. Por mais que eu saiba tudo sobre eles provavelmente ainda tenho muito que pôr em prática e por isso quero chegar ao fim deste ano com a capacidade de aprender, entender, aplicar e explicar todos os conceitos de poker básicos, intermédios e avançados (para mim há ainda mais uma categoria) existentes tal como consigo fazer agora com a gestão de banca. Procuro seriamente evoluir e para isso está na altura de crescer.
Aqui entra outra coisa muito importante, o site de vídeos que vou escolher. Ainda não sei, nem procurei. Quando o fizer e achar o ideal tentarei dividi-lo com mais duas pessoas e terei como objectivo 1 hora de vídeos por dia menos ao fim de semana. Penso que seja uma passo crucial para mais facilmente chegar onde quero.

"E então a diversão?" - Perguntam vocês (ou pergunto eu por vocês). É ai que entram os bounties. Tudo o que for bounty será inicialmente usado para o meu bel-prazer seja isso investir noutros jogadores, esbanjar em Hyper-Turbos, MTTs ou Cash Games. Será usado aos Domingos para jogar as minhas sessões de MTTs e tudo o resto que ainda me dá gosto neste jogo. Logo isso será a minha 2ª banca a qual apesar de tudo tentarei manter bem acima do limiar da pobreza pois afinal de contas ainda sou ganhador em MTTs também.

Por último gostava imenso de conhecer mais jogadores dos mesmos stakes de KO e evoluir com eles. Formar um grupo via Skype ou algo assim de não mais de quatro pessoas que queiram levar isto tão a sério como eu. Todos os "grandes" o fazem e acho que com os pontos de vista de outros é a maneira para se evoluir mais rapidamente no poker. Com isto também arranjar propbets engraçadas e motivadoras.

Penso que não me tenha esquecido de nada. Se tiverem dúvidas perguntem. Aviso desde já apenas que não dou qualquer ajuda com o Hold'em Manager, já perdi dezenas de horas no meu e no de outros e digo-vos que esse programa é financiado pelo Inferno. De resto estou sempre disponível como bem sabem. Se detectaram alguma falha na minha lógica ou matemática digam para corrigir ASAP (as fast as possible).

Obrigados a todos aqueles que me apoiam e lêem o blog, espero retribuir de alguma maneira. Boa sorte e espero que algum de vocês ganhe o próximo Sunday Million! Abraços

13 comentários:

  1. Boas

    eu já fui regular nos KO. Agora jogo buy ins similares sem bounty. o jogo é muito igual, tirando a parte de nos KO muita gente ir á proucura dos bountys dos shorts. um dos melhores regulares dos KO 4.10 é o 7franca7 que é um dos meus melhores amigos. força nisso o field é acessível, mas mantém te concentrado.
    há um jogador chamado lambonali que em 5 meses passou do buy in mais baixo dos KO para o mais alto. não te esqueças que também podes usar os bónus da tabela de lideres sit and go para subires a banca.

    força nisso

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de te avisar que 50 buy ins é muito pouco para o volume que queres meter. NA altura que me empenhei nisso, aconselhei-me e a resposta que me foi que no mínimo 150 buy ins, sendo o aconselhável 200.

    É só uma forma de evitar não ficar psicologicamente afectado com uma downswing e ver a banca a baixar.

    ResponderEliminar
  3. É verdade! Tinha-me esquecido completamente da leader board. Vamos ver como corre o primeiro mês e a que aspiro depois.

    ResponderEliminar
  4. João pensei seriamente nos BI's. Não penso que a variância destes sits seja assim tanta, está lá mas não tem comparação com o que fazia em Janeiro dos turbos.
    Sinto-me bem confortável a jogar 50 BIs deep tanto que este dinheiro que ficou na stars estou tranquilo, se perder perdi, se ganhar ganhei. A swing de banca já há muito tempo que não afecta realmente o meu jogo como acontecia antes. Além de que se alcançar os 6$ e tiver lucro passo a jogar bastante mais deep uma vez que a diferença para o nivel a seguir é bastante superior.

    ResponderEliminar
  5. Viva, epá demorou a ler o post mas li até ao fim e gostei bastante do que li. espero que continues e boa sorte para esta nova etapa mais a serio no poker ;).

    Grande abraço
    Greencasper

    ResponderEliminar
  6. Não te esqueças que não multi tablo tanto como tu fazias.

    ResponderEliminar
  7. Vais jogar quantas mesas ao mesmo tempo? Não te esqueças que se jogares 10 mesas ao mesmo tempo, vais estar a jogar com 5 Buy ins. É isso que é importante perceberes! E com o volume, mesmo que sejas o melhor do mundo no formato, algum dia vais ficar algumas sessões down! Imagina um dia mau e que fiques down em 5 sessões? Vai a banca toda à vida. Entendes?

    ResponderEliminar
  8. É um plano mesmo sério... estou também a tentar encarar isto como um part-time, que nos próximos meses seriam importantes para a minha conta bancária.

    Não me importava de fazer parte de um grupo desse género, até porque jogo precisamente Knockouts. No entanto, ainda não sei o que posso esperar, sobretudo em termos de tempo entre jogo e análise/estudo. Também não jogo nessas stakes e não sou tão grinder.

    Sobre os buy-ins, também achei um bocado baixo, mas acho que ao esperares 15% de ROI ou superior dificilmente irás descer de nível e ainda tens um nível abaixo. Já a TLB, não sei como é em 4,10$, mas estive a ver os de 13$ (divisão terra) e como só me habilito a 4 ou 5 blocos, no máximo, para baixa órbita e 1 bloco para alta, acho que é preciso runnar muito, mas mesmo muito bem (para baixa órbita é como ganhar ter um ROI por volta de 150%).

    ResponderEliminar
  9. Eu sei João 4lkaline. Neste momento era preciso 3 sessões a perder todos os 20 jogos para ir busto duma forma drástica. Sinceramente não temo por isso nem temo por jogar numa banca short a qual não me afectará.

    Se calhar não está entendido mas além de levar isto a sério quero pegar nisto de outra forma e deixar de jogar torneios em que estou 300BIs deep e coisas assim. Quero jogar da forma clássica a evoluir consoante o número de buy ins que tenho em vez de estagnar completamente num só patamar uma vez que acho que isso me trás motivação extra com o desafio de subir por BI a seguir. De qualquer ds modos fala no MSN para discutir isto mais contigo. Infelizmente o resto do dinheiro já cá não o meto porque vai para a minha poupança de viagem e os 1000€ que lá estão ficam reservados para isso.


    João Melvins lol. Exacto é o que eu acho. Pela samplezita que tinha feito de KOs em Janeiro penso que 15% ROI em 4.10 é mais do alcançável e se uma pessoa realmente se aplicar e estudar penso que chega facilmente acima dos 20. Em relação à TLB penso que com um grande volume pode-se tornar fácil. Quando jogava 6-max 8-Game estava lá sempre no top 100 mas tinha um volume bastante inferior. Verdade seja dita que o ROI era de 27% salvo erro mas penso que com as runs boas que hão de haver poderei ainda tirar algum. Mas nem me tinha lembrado que ela existia e por isso não está para já incluída em objectivos. Apesar de tudo acho a órbita alta bastante acessível e com 10-12 blocos tenho tudo para que corra bem.

    ResponderEliminar
  10. Bom plano! Bem estruturado e onde defines claralmente o que pretendes.
    Votos de que corra tudo bem.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Força no grind! Vai postando os resultados ;)

    Boa sorte! ;)

    ResponderEliminar
  12. Boas,

    Eu fui jogador de STT por cerca de um dois anos até agora, e sinceramente acho que de certa forma isso me fez pior jogador, porque se ficares preso nisso por muito tempo, vais ficar um pouco mais weak a jogar pos-flop, 3bet/4bet/ barreling
    Eu iniciei-me agora de novo em cash, tenho vindo a ler livros que ja tinha lido ha alguns anos, e sinto me muito melhor agora, no entanto, sinto tbm que com este conhecimento agora, juntando ao que ainda tenho de sng's, teria muito mais sucesso muito devido ao facto de que agora ja posso dizer que o meu jogo nao se resumiria ao ABC dos sngs.

    Acho que estudares cash games, te ajudaria no ponto de vista em jogar no flop, turn e river pelo menos .

    ResponderEliminar