segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma actualização tardia!

Olá a todos!

Desde já peço desculpa a todos pela falta de actualização deste espaço. A razão principal deve-se à minha falta de motivação para fazer posts no blog uma vez que os resultados têm sido desastrosos e todos os dias que jogo menos vontade tenho de fazer o que quer que seja relacionado com Poker. Outra razão é o meu vergonhoso atraso na transferência do dinheiro reunido por mim e mais uns seguidores para solidariedade.

Finalmente e depois de estar sem dinheiro na conta bancária à ordem já fiz hoje a transferência para a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro: http://www.acreditar.org.pt/. Procurei bastante e esta foi aquela que senti que mais me dizia e que de certo modo menos tenho ouvido falar nos últimos tempos. Além disso é um assunto que está todos os dias presente na minha vida uma vez que o meu Avô morreu com cancro e o meu pai trabalha numa empresa farmacêutica especializada na área. Aqui fica o comprovativo:



Agora vamos ao Poker! Eu desde o último post tenho andado a grindar os SitnGo 3.25$ 45p e 3.40$ 18p. Já fiz 400 este mês e os resultados foram péssimos. Estou down 116.80$ nestes sits em 400 torneios.
Os resultados podem ser péssimos mas eu sei com toda a certeza embora já me custe dizê-lo que não se trata nada mais do que pura variância e azar. O que sinto e sem demonstração de provas é que tenho jogado um jogo no mínimo suficiente para ser ganhador a longo prazo. Só que não há dia que me senta e faça uma sessão que não tenha tido um balúrdio de azar. E não houve um dia que me tenha sentado e no fim tenha dito "desta vez tive sorte". Claro que isto pode parecer a típica conversa de jogador perdedor e se calhar até é mas sei bem o que tenho sofrido na pele. Houve uma altura que em dois dias e em 16 KK tinha perdido 9 por exemplo. E na sessão de ante-ontem (a minha penúltima) fiz 7 bubbles e meia em 20 torneios. Enfim foi isto todos os dias.

Gráfico 3.25$ 45 jogadores com um torneio 3.25$ 90 jogadores (172 torneios):


Gráfico 3.40$ 18 jogadores (228 torneios):


Gráfico conjunto:



Como vêm uma down muito marada e extrema nos 45 jogadores mas que me fez com que desistisse disto. A razão porque comecei o ano a jogar os turbos era além de ter lucro passado neles serem o meu jogo inicial e aqueles onde comecei a ganhar dinheiro nos meus primórdios pokerianos e para um jogador que poderá querer levar isto mais a sério no futuro trazem várias vantagens:
- Flexibilidade de horários
- $/hour elevado
- Facilidade em alcançar novos estatutos VIP e em consequência rakeback maior

Por outro lado e no meu caso em particular têm uma grande desvantagem. A variância extrema que me leva a querer partir o quarto todo. Conseguem ser psicologicamente extremamente devastadores e bastante desmotivadores.

Eu tinha como plano fazer pelo menos 500 e ver aonde ia dar mas decidi ficar-me pelos 400 quando ontem ao falar com o Hugo Tropa8 Pereira sobre os STT Knockout e ao ver o gráfico dele e já tendo conhecimento do sucesso que o João 4lk4line Alçada estava a ter decidi experimentar 4 torneioszitos só para desanuviar e ver como era o field. Registei-me em 2 1.40$ e em 2 4.10$. Resumindo perdi um 1.40$ com AA e ganhei os outros 3 lucrando cerca de 30$ (num dos torneios recolhi 7 bounties). Sample pequena sim mas duas coisas me chamaram bastante à atenção:
- Em dois registos consecutivos dos torneios 4.10$ e também dos 1.40$ não tinha nem um jogador repetido ou seja, poucos regulares. Aliás, aparentemente quase nenhuns.
- O VPIP/PFR destes jogadores era um absurdo e às tantas reparei que andava na sua grande maioria à volta dos 45/15. Tudo, está claro, a jogar o máximo de mãos para pissar dando demasiada importância aos bounties.

O field é dos mais acessíveis que já vi. Logo uma vez que já planeava desistir dos turbos pela variância, pela downswing que estava a ter, pelo facto de não gostar desse tipo de poker e não me sentir motivado vou apostar noutra vertente e noutro tipo de jogo. Em acréscimo pus-me a pensar qual o mês que menos dias joguei e que mais ganhei? Dezembro. E como ganhei? A jogar MTTs e SitnGo 180 jogadores não-turbo que são na sua essência MTTs. E qual o tipo de poker que mais gosto? Jogos onde haja mais estratégia e variada envolvida e onde a sorte e o azar tenha menos impacto (MTTs). Como tal o meu plano passa então a ser o seguinte:
- Sessões de 5-10 (multitable) 4.40$ 180 jogadores com objectivo de 100-150 por mês (cada torneio dura cerca de 4.5 horas)
- Quando não tiver tanto tempo ou começar a perder nos 4.40$ juntar os STT knockout de 1.40$ e 4.10$ (fase experimental para mais tarde possivelmente passar para os 6.75$ e sem objectivo de volume)
- Sessões de MTTs a partir de 2.20$ para cima quando me apetecer juntando qualquer um dos anteriores para misturar mas nunca passando das 6 mesas à partida (poderei acrescentar 1.10$ só para aumentar o volume)

E passa por aqui. Isto trás-me as desvantagens do tempo, das trocas de sono com deep runs e os buy-ins mais elevados que em downswings podem custar um bocadinho. Por outro lado trás-me motivação e conforto, a manter-se, de jogar torneios onde o meu gráfico é o seguinte:


Por fim e de volta ao meu azar que considero nestes dias de extremo e digo já aqui que é de longe o meu pior mês de poker nesse aspecto (e no financeiro também) de sempre. Mas tenho jogado os satélites para o RCOOP e já consegui ganhar 2 e ser bubble em 4 :)
1º Chego à mesa final em 3º, paga top 4 e é 6-max. Saio em quinto no meio de 5 Espanhóis cada um mais donk que ao outro.
2º Num torneio com mais de 100 jogadores perco a 6 do prémio contra um donk que jogava mais de 40% das mãos com AKs vs 77 salvo erro
3º A dois dos prémios num torneio turbo onde eu estava nos lugares pagos mas ainda não assegurados shovo AKo para bater em AA e de seguida perder KK vs AQo (nota: este mês penso que a mão vs mão que mais me eliminou de torneios tenha sido AKo vs AA)
4º O meu favorito em que a dois dos prémios nos quais eu estava na altura ITM mas ainda sem garantias perco desta forma (o meu oponente estava praticamente garantidamente ITM): http://weaktight.com/3151045

Com isto acabo por reformular o meu top das nações que pior jogam poker nos Micro: 1º Espanha, 2º Portugal, 3º Rússia, 4º Brasil. Mais de 50% das vezes que me disponho a ficar com o chat banido é um jogador de um destes países. Sendo que sensivelmente 30% das vezes é Português o qual geralmente só noto tardiamente e por isso desculpa a todos os Portugueses contra quem já flipei.

De referir que já tenho ideia para o meu Clube na Stars e não sei se incluirá prémios dados por mim no final ou não (dependerá da minha prestação no poker ao longo do ano). Mas todos os meses farei 4 torneios de buy ins diferentes. Em cada mês será um tipo de jogo diferente (Hold'em, Omaha, Stud, 8-Game, etc) sendo que no final do ano quem tiver acumulado mais pontos será o vencedor havendo também vencedores mensais. Os torneios realizar-se-ão todos os Domingos sendo que em meses com 5 Domingos não haverá um torneio ou organizarei algo diferente. Os torneios serão sempre marcados poucos dias antes da sua realização. Para já os clubes estão limitados a 50 membros mas no futuro vai ser possível incluir mais gente. Ainda há nove vagas no meu e portanto se quiserem juntar adicionem:
Clube: 22062
Código: todospoderosos
O torneio inaugural realizar-se-á no próximo Domingo e já está marcado!

Falta referir a totalidade de quanto estou down este mês: 160$. Melhores dias virão e ainda acredito plenamente nos meus objectivos.

Uma boa semana a todos! E espero eu que agora tenha mais motivação para postar regularmente. Abraços [] a não ser que sejas Espanhol.

10 comentários:

  1. boas

    eu sigo o teu blog á muitos meses. sinceramente pelo que eu leio identifico me contigo a nivel de poker. sou um jogador ganhador mas sempre aos pouquinhos de cada vez. parece que nos momentos que nos pode levar para grandes resultados nos mtts é quase sempre pissada (eu compreendo).

    contudo vi neste post duas referencias que achei interssante. primeiro eu sou regular nos knouckout e espero que poucos regulares descobriam esses torneios. tens razão o field é baixo principalmente se comparar com os torneios 9 man de buy in idêntico.

    depois aos piores jogadores por nacionalidaes: detesto ver portugueses porque a maioria pensa que é crack. os russos todas as maos que tenham um A eles pensam seramente pagar qualquer all in. os espanhois sao muito impulsivos (entram muito em tilt)e os brasileiros levam na minha opinião o poker numa coisa mais de rir.

    agora uma sugestão quanto menos escreveres no chat melhor. ha uma funçsao que faz com que não apareçam as falas dos jogadores. aconselho-te a usala porque por muitas coisas que escrevas la para eles é indiferente

    ResponderEliminar
  2. Boas tb curto seguir o teu blog. Tb me identifico ctg, pq sou mais jogador de mtts mas não tenho muito tempo para estar 5/6 horas seguidas...portanto ando à procura do meu tipo de jogo lucrativo sem ser mtts. Neste momento tou em cash 0.25/0.5, com bons resultados até agora (o q é estranho pq n m considero jogador de cash, inclusive sou perdedor em 0.1/0.2 lol perdedor em 0.1/0.2 e ganhador em 0.25/0.50 tb n percebo lol)

    Conclusão lol n tem nada haver: tens jogado satélites para o RCOOP? N te terás enganado? RCCOP?

    Abraço Hugo TroubleMan Costa

    ResponderEliminar
  3. Olá aos dois e obrigado pelos vossos 1ºs posts.

    Bolt: É mesmo. Infelizmente este mês mal consegui jogar MTTs mas vou voltar agora e espero que com o sucesso do mês passado.
    Em relação aos knockout os que eu joguei foi os de 9 jogadores. E senão for ganhador desses então NL Hold'em é para esquecer. Porque se uma pessoa não ganha ai, não ganha em lado nenhum. E descreves-te na perfeição a essência do que eu acho de cada um dos países.
    Já essa função conheço-a mas irrita-me profundamente pois eles substituem o que os outros jogadores dizem por asteriscos. Além de que gosto de ler o que se passa na mesa e o meu problema não é tanto ser picado pelo chat mas levar uma beat que me tire do sério.

    Hugo: Esse é o dilema com que me deparo também. O tempo. Diria-te para experimentares os 90 jogadores na stars ou até mesmo o STT de 9 jogadores knockout que são facilimos. Tens sempre o que eu vou jogar que são os 180 jogadores, duram cerca de 4 horas e meia SE os ganhares.
    Essa do cash não és o único. Eu sinto + dificuldades em 0.05/0.10 e menos em 0.25/0.50 das vezes que joguei pelo menos. Já outros jogadores me disseram o mesmo ;)
    E era mesmo RCOOP: Regional Championship Of Online Poker - http://iberiancoop.pokerstars.com/

    Abraço aos dois e passem por cá mais vezes ;)

    ResponderEliminar
  4. LOL ah ok é o iberian...tava a ver...

    Obrigado pela dica mas para já vou-me manter nos 0.25/0.5...tão a dar bastante lucro e bué FPP, sou quase Goldstar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas almighty...só uma questão que vi no blog do LGameiro..pode-se jogar todos os WBCOOP apesar de só estar lá um ticket, ou seja, depois de usar o ticket é possivel inscrever-me nos outros torneios sem stress?
    obrigado

    ResponderEliminar
  6. Sim pelo que li no blog do Mac nos comentários. Alguém contactou a stars e essa foi a resposta que deram.
    Além disso no próprio site diz que te podes inscrever em todos ;) Tanto que há uma Leader Board para os 7 torneios.

    ResponderEliminar
  7. Bem, parece que estás a virar para o formato em que tenho mais experiência (não que seja, necessariamente, muito bom). No entanto, presumo que a continuares os Knockouts te vires mais para os 4$ e em grande volume. Eu costumo jogar só 4, mas de 13$.

    Comecei a minha escalada até aos 100$ durante, sensivelmente, o Verão passado precisamente nos 1,40$ (1 ou 2 mesas). No final, ficar fora de ITM já era mau para mim e o lucro bem mesmo de ganhar os torneios (mesmo que não faças bounties, basta vencer para compensar um SnG normal e depois tens sempre alguns que runnas muito bem com 5 a 7 bounties...).

    Nos 13$, já se encontra muito regular, mas há algumas mesas muito fishes de vez em quando. Acho que também são fases, mas já vi muitos regulares a fazer tipo 20 torneios de 6,75$ até aos 27$, tudo knockout. Nos de 4,10$, a field parece-me mesmo muito fraquinha, mas nunca joguei muito (simplesmente acho que não grindo bem com 16 mesas, por exemplo, e prefiro jogar mais acima com 4 mesas de cada vez).

    Bons jogos por aí... ;)

    BTW, mais uma vez, parabéns pelo torneio de solidariedade. Grande iniciativa e gostei da tua preocupação em seleccionar uma instituição na qual tenhas mais confiança ou que te diga mais. clap clap

    ResponderEliminar
  8. Sim para já estou nos 1.40$ e 4.10$ apenas a analisar o formato e ver que realmente não sou um 'flop' e consigo lucrar (penso que sim facilmente). Hei de deixar os 1.40 e dar shots nos de 6$ eventualmente e ver se faço um bom volume de 4 e 6 para começar.
    Eu para grindar STTs vou tentar sempre evoluir com mais de 8 mesas já a pensar no futuro. Tenho de voltar habituar-me a multitablar, experimenta tu tb aumentar só 1 mesa num sessão e ver como te dás.

    Obrigado :) Bem que olhei para todas e não são assim tantas as que encontrei (somente para crianças) e foi aquela que mais me disse e que mais certo achei. Thx.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo resultado muito bom....Espero que o 8-game traga ainda melhores novidades, logo pode ser que nos encontre-mos no de NLH. Espero que os resultados nos knockout virem e a coisa melhore em termos de $$$$$, quanto às pissalhadas não à nada a fazer, como me disseram no outro dia se calhar a Stars no algoritmo fez as probabilidades ao contrário ^_^ .

    Abraço e muitos $$$$$.

    ResponderEliminar
  10. Comentaste no post errado :P

    Ainda estou pa ver me aguento até logo uma vez que não fui dormir ainda. Lá pelas 19 horas tou com 38 horas em cima acordado hehe.

    []e thx

    ResponderEliminar